domingo, 25 de janeiro de 2015

A saga do visto

Hello, everybody!

Como estão?? Nossa.. já estava há mais de duas semanas sem postar... nem parece hahah (que bommm, isso significa que o mês está passando super rápido e já já eu embarco). Comecei a assistir um seriado novo (The Good Wife, pros seriemaníacos de plantão) e claramente estou assistindo um episódio atrás do outro nonstop!

Mas dei uma pausa pra vir aqui falar pra vocês da minha experiência com o visto MVV, que é o visto que nós au pairs precisamos para ir para a Holanda. Apesar do título do post, o processo do visto é bem tranquilo! Então vamos lá!

Bom, lá na fase 2 do processo eu já tive que entregar os documentos pro visto (passaporte escaneado, health form, antecedentes criminais...) e eu jurava que eram só esses!!! Mas não... depois que você tem match com a família, tem mais dois documentos a serem feitos para poder dar entrada no pedido de visto:
  1. Host family & au pair agreement: é o contrato entre a família e a au pair, com os dados de cada um, data inicial e vigência, salário, direitos e deveres de cada parte... o que foi combinado entre a au pair e a host family vai se materializar nesse contrato. Mas ele é bem genérico (até porque as regras do programa são fixadas por lei, então não tem muito espaço pra family e au pair fazerem "suas próprias regras"). A family assina e te manda escaneado por email, você imprime, assina, escaneia e manda de volta pra family e pra agente holandesa também;
  2. Weekly Schedule: a family vai fazer uma tabela detalhada da sua rotina semanal, com os horários e a tarefa que você deve fazer, somando as horas totais ao final do dia e da semana. Isso é para garantir que você não irá trabalhar mais que 8h por dia e mais que as 30h semanais. Mesmo esquema do agreement... family assina e te manda escaneado por email, você imprime, assina, escaneia e manda de volta pra family e pra agente holandesa também.

Eu entreguei todos os docs da fase 2 no dia 3 de dezembro. Tive entrevista com a agente holandesa (tipo LCC) no dia 8 e pensava que já estava tudo pronto pra dar entrada no visto. Eis que ao final da entrevista a agente me disse que ainda estava aguardando alguns documentos da family pra poder dar entrada. ~~Momento de pânico~~ Minhas passagens já estavam compradas pro dia 30 de janeiro e esse processo do visto demora cerca de um mês.

As agentes holandesas enviam toda a documentação pro IND (Serviço de Imigração da Holanda) e demora cerca de 10 dias úteis para eles emitirem a pré aprovação do visto. Com a pré aprovação, você se dirige ao Consulado que você indicou que queria receber o visto, entrega seu passaporte lá e ele vai pra Washington D.C. nos Estados Unidos (pois lá que fica o escritório central, eles processam os vistos lá)!!! E até ele voltar demora cerca de mais 10 dias úteis. Então eu estava morrendo de medo de não dar tempo, ainda mais essa época de final de ano que é cheia de feriados.

No dia 13 de dezembro finalmente a family me enviou o agreement e a schedule pra eu assinar. Enviei de volta pra agente e surpresa!!! A schedule tava com um erro, no dia que é full babysit, minha rotina estava dando 9h de trabalho, sendo que pode ser no máximo 8h. Então tiveram que refazer e novamente me enviar pra assinar. Enviei tudo de volta aguardando ansiosamente pelo email avisando que já tinham dado entrada no visto.

Mandei um email pra agente holandesa alguns dias depois e ela avisou que ainda estava aguardando um doc da family (não tinha nada a ver comigo, era tipo um comprovante de renda ou algo similar). Finalmente APENAS no dia 29 de Dezembro fui informada que tinham dado entrada no meu processo de visto e que eu deveria agendar minha visita ao Consulado para o dia 12/01. Também me enviaram a family invitation letter, que é uma carta padrão contendo o nome dos hosts, endereço, e dizendo que eles estão prontos pra te receber como au pair.

Apesar de já ter sido dado entrada no processo, ainda precisava receber a confirmação de que de fato o visto havia sido pré aprovado. A ida ao Consulado estava marcada para dia 12 de janeiro (uma segunda feira) e até a sexta anterior naada desse documento chegar. Mas como eu tinha uma amiga que tinha tido problema semelhante e foi à entrevista do mesmo jeito e deu tudo certo, resolvi não desmarcar. Acabou que recebi a confirmação da approval no meu email NO DIA da entrevista (gente que tem problema de coração não pode ser au pair, sério! Muitas emoções hahah).
  
No dia 12 então fui ao Consulado Geral do Reino dos Países Baixos (nome chic! haha) no Rio de Janeiro (não sem antes passar por mil perrengues pra chegar lá, ainda cheguei 8 minutos atrasada morrendo de medo que não fossem me atender!). Cheguei lá e não tinha ninguém, foi super tranquilo! O cara que me atendeu (que até agora não sei se ele era o Cônsul ou apenas funcionário do Consulado) foi super gente boa. Não tem uma entrevista propriamente dita (como no visto de Au pair pros EUA), ele só pediu os documentos, aí perguntou se eu ia ser au pair, qual a cidade, se eu já conhecia a Europa e só, em tom de conversa mesmo, e depois mudou de assunto.

Os documentos que eu entreguei foram:
  1. Passaporte;
  2. MVV form: formulário que você deve levar preenchido e assinar lá no Consulado. Você encontra aqui;
  3. Visa approval: minha agente da Holanda recebeu o documento lá, escaneou e me enviou por email. É o doc que diz que seu visto foi pré aprovado e está tudo certo! Se você for sem ele pode atrasar o processamento;
  4. Family invitation letter
  5. 2 fotos 3,5x4,5: ela é maiorzinha que a foto 3x4 normal e tem uma lista de exigências que devem ser seguidas, por isso eles indicam que você tire a foto com um dos fotógrafos recomendados

Tirei a minha foto no Klub Photo Digital, já que era no caminho do Consulado, e tive que pagar R$40,00 por 8 fotos (chorando até hoje com esse preço) e o cara alegou que o valor era porque ele tinha que editar num programa lá pra ficar nos padrões certos. Minha dica é ligar pros locais, ver os preços e negociar. Conheço pessoas que negociaram 4 fotos apenas por R$25,00. Como eu fui tirar a foto no dia da entrevista, já a caminho do Consulado, não me restou alternativa a não ser pagar. AHH, detalhe! Ele disse que demoraria de 20 minutos a meia hora pra me entregar (nisso já era 9:40 e minha entrevista no Consulado seria às 10:00). Quase chorei nessa hora, acabou que ele fez em uns 10 minutos quando viu minha cara de choro. Então, tirem a foto antes do dia da entrevista ou vão com mais antecedência pra evitar stress!

Também levei minha certidão de nascimento para ser legalizada e paguei R$87,00 pela legalização (apenas dinheiro, hein!). Ficaria pronta já no dia seguinte mas resolvi deixar pra pegar só quando fosse buscar o passaporte mesmo.

A entrevista foi na segunda, enviaram meu passaporte pra Washington D.C. na terça, chegou lá na quinta, na sexta já enviaram de volta e na segunda já estava aqui no Consulado de novo pronto pra eu ir buscar!!! Foi mega rápido, uma semaninha só! (minha ansiedade agradece... não sei se eu ia aguentar ele voltar só no último minuto hahah)



(Caso você não more na cidade onde foi tirar o visto, no dia da entrevista você deverá pagar a taxa do sedex para que enviem o passaporte pro seu endereço. Nesse caso, deve demorar alguns dias a mais para você receber. Mais informações sobre isso você pode obter aqui.) 

Lembrando que esse visto vem com validade de apenas 3 meses, não se assustem!!! Isso significa que depois que ele é emitido, você tem até 3 meses pra chegar lá na Holanda. A partir do carimbo de entrada no país, começa a contar o seu ano como au pair.

Cabe ressaltar que, diferente dos EUA (destino mais comum das au pairs), não somos nós quem damos entrada no visto, mas sim a agência holandesa. Por conta disso, não há problema de negarem o visto, pois a agência cuida para que toda a documentação esteja em ordem antes de ser enviada ao IND. Nós au pairs também não temos que comprovar nenhum tipo de renda, laços com o Brasil.. nada! A host family sim, terá que comprovar que tem condições financeiras de te receber. Por todos esses aspectos, é um visto bem tranquilo pra nós au pairs. O trabalho maior será da family que terá que fornecer mais documentos, e da agência de se certificar que está tudo nos conformes.

E... é isso!!! Mais um passo dado à caminho da tão sonhada viagem à Holandinha!

kusjes <3 

2 comentários: